DADOS:
Escola: E.
M. “Prefeito Furtunato Figueira”.
Professoras:
Roberta
P. Azzolini Rocha e Andressa Machado Roque.
Público
alvo: alunos da educação Infantil II Etapa.
Duração
da atividade: 4 semanas
Disciplinas
envolvidas (Eixos de Trabalho): Linguagem oral e escrita,
Movimento, Artes Visuais, Natureza e sociedade, Identidade e Autonomia e
Música.
Conteúdos: Pesquisa
sobre a história do nome, escritas do nome, partes do corpo, idade, características
próprias e do outro, desenho, diversidade, dinâmicas, e música.
Recursos: Humanos,
câmera fotográfica e filmadora para o registro das atividades, papel, lápis,
cartolina, tinta guache, caixa com espelho, PC e recursos áudio visuais.
JUSTIFICATIVA:
Trabalhar a identidade dos alunos é
importante, pois, desenvolve sua a autoestima, ajudando-os a perceberem que tem
uma história de vida e que também são seres atuantes no mundo em que vivem.
Auxilia o professor a obter informações significativas a respeito dos seus
alunos, estabelece vínculos entre a escola e a família, favorecendo e
enriquecendo o processo de ensino aprendizagem.
OBJETIVOS:
Objetivo
Geral: Criar situações que favorecerão a construção da identidade
da criança, como parte do mundo, bem como analisar as diferenças entre elas.
Objetivos Específicos:
·
Conhecer
a história de seu nome;
·
Desenvolver
a identidade;
·
Desenvolver
a imaginação e a criatividade;
·
Construção
do eu e do outro;
·
Desenvolver
a coordenação motora;
·
Trabalhar
as diferenças;
·
Estabelecer
relação entre numeral e quantidade;
·
Apropriar-se
progressivamente da imagem corporal.
METODOLOGIA:
1º
Passo – Trabalhar a escrita do nome, idade,
características físicas e diferenças de gênero com as crianças. Após, conversar
com os alunos e orientá-los para que eles peçam para seus pais contarem por
escrito um pouco da história de seu nome, o motivo pelo qual optaram por este
nome.
2º
Passo - Na semana seguinte após a devolutiva dos pais, fazer a
leitura da história do nome de cada aluno em uma roda de conversa. Ainda na
mesma aula aplicar a dinâmica do espelho na caixinha com os mesmos,
oportunizando que contemplem suas imagens no fundo da caixa, perguntando o que
viram no fundo da mesma? E o que eles acharam a respeito dos que viram? Fazer
elogios. Após pedir para que eles façam um desenho da imagem que viram no fundo
da caixa, (autorretrato) respeitando as características próprias como tom de
pele, cor dos cabelos e olhos.
3º
Passo – Trabalhar as partes do corpo através da música, do
movimento e do desenho. Numa cartolina carimbar as mãozinhas dos alunos com
tinta guache, para que observem suas digitais.
4º
Passo – Todo o processo deverá ser registrado através de
vídeos e fotos para que no final o professor possa compactá-los em um único
registro (vídeo), compondo um álbum, o qual será compartilhado com alunos em
uma roda de conversa onde o professor deverá instigar uma discussão sobre as
suas diferenças e semelhanças.
AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado
durante todo o processo, considerando o seu interesse, participação e
envolvimento na realização das atividades propostas. A avaliação também
ocorrerá no que concerne ao comportamento da criança, como: hábitos de
trabalho, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas,
atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos, capacidade de
cooperação e aproveitamento do tempo.
REFERÊNCIAS:
Curso elaboração de projetos
– eproinfo.
Brasil. Ministério da
Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial
curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do
Desporto, Secretaria de Educação Fundamental.
— Brasília: MEC/SEF, 1998.
Formação Social e Pessoal – Volume II.
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