terça-feira, 23 de outubro de 2012

PROJETO IDENTIDADE




DADOS:

Escola: E. M. “Prefeito Furtunato Figueira”.
Professoras: Roberta P. Azzolini Rocha e Andressa Machado Roque.
Público alvo: alunos da educação Infantil II Etapa.
Duração da atividade: 4 semanas
Disciplinas envolvidas (Eixos de Trabalho): Linguagem oral e escrita, Movimento, Artes Visuais, Natureza e sociedade, Identidade e Autonomia e Música.
Conteúdos: Pesquisa sobre a história do nome, escritas do nome, partes do corpo, idade, características próprias e do outro, desenho, diversidade, dinâmicas, e música.
Recursos: Humanos, câmera fotográfica e filmadora para o registro das atividades, papel, lápis, cartolina, tinta guache, caixa com espelho, PC e recursos áudio visuais.

JUSTIFICATIVA:
Trabalhar a identidade dos alunos é importante, pois, desenvolve sua a autoestima, ajudando-os a perceberem que tem uma história de vida e que também são seres atuantes no mundo em que vivem. Auxilia o professor a obter informações significativas a respeito dos seus alunos, estabelece vínculos entre a escola e a família, favorecendo e enriquecendo o processo de ensino aprendizagem.

OBJETIVOS:

Objetivo Geral: Criar situações que favorecerão a construção da identidade da criança, como parte do mundo, bem como analisar as diferenças entre elas.
Objetivos Específicos:
·         Conhecer a história de seu nome;
·         Desenvolver a identidade;
·         Desenvolver a imaginação e a criatividade;
·         Construção do eu e do outro;
·         Desenvolver a coordenação motora;
·         Trabalhar as diferenças;
·         Estabelecer relação entre numeral e quantidade;
·         Apropriar-se progressivamente da imagem corporal.

METODOLOGIA:

1º PassoTrabalhar a escrita do nome, idade, características físicas e diferenças de gênero com as crianças. Após, conversar com os alunos e orientá-los para que eles peçam para seus pais contarem por escrito um pouco da história de seu nome, o motivo pelo qual optaram por este nome.  
2º Passo - Na semana seguinte após a devolutiva dos pais, fazer a leitura da história do nome de cada aluno em uma roda de conversa. Ainda na mesma aula aplicar a dinâmica do espelho na caixinha com os mesmos, oportunizando que contemplem suas imagens no fundo da caixa, perguntando o que viram no fundo da mesma? E o que eles acharam a respeito dos que viram? Fazer elogios. Após pedir para que eles façam um desenho da imagem que viram no fundo da caixa, (autorretrato) respeitando as características próprias como tom de pele, cor dos cabelos e olhos.
3º Passo – Trabalhar as partes do corpo através da música, do movimento e do desenho. Numa cartolina carimbar as mãozinhas dos alunos com tinta guache, para que observem suas digitais.
4º Passo – Todo o processo deverá ser registrado através de vídeos e fotos para que no final o professor possa compactá-los em um único registro (vídeo), compondo um álbum, o qual será compartilhado com alunos em uma roda de conversa onde o professor deverá instigar uma discussão sobre as suas diferenças e semelhanças.  

AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado durante todo o processo, considerando o seu interesse, participação e envolvimento na realização das atividades propostas. A avaliação também ocorrerá no que concerne ao comportamento da criança, como: hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos, capacidade de cooperação e aproveitamento do tempo.

REFERÊNCIAS:


Curso elaboração de projetos – eproinfo.

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental.  —  Brasília: MEC/SEF, 1998. Formação Social e Pessoal – Volume II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário