MÍDIAS NA EDUCAÇÃO


Os meios de comunicação além de serem novidades tecnológicas, atuam na disseminação de cultura moral e ideológica, alterando a forma de comunicação entre os seres humanos, pois, interferem nos modos de conceber o mundo e de se expressar sobre ele, transformando-o e, assim, modificando também o próprio ser humano.
Contudo, há de se pensar sobre a presença dos meios de comunicação em nossas vidas e sobre a maneira de como vamos nos apropriar deles com o objetivo de atender às nossas necessidades. Entretanto, para decodificar e compreender os produtos da mídia é necessário uma leitura dos textos escritos quanto dos textos sonoros e visuais transmitidos por ela. Não obstante, há a necessidade da ampliação da noção de alfabetização, pois as mensagens midiáticas são textos complexos que contém gramáticas próprias, exigindo que haja capacitação quanto à alfabetização e letramento midiáticos para que possamos utilizar de forma autônoma, crítica e criativa os diversos tipos de mídias existentes.
As tecnologias de comunicação apresentam enormes desafios à educação, sobretudo, elas existem no espaço extraescolar e são utilizadas neste contexto por alunos e professores. Assim sendo, a escola também deveria explorar o uso desses recursos, com o objetivo de tornar a aprendizagem mais interessante e significativa.
A integração entre as TICs e a Educação deve se dar como ferramenta pedagógica, como objetivo de estudo e, por ultimo, como veículo de expressão. Os jovens precisam aprender tanto a ler como escrever através dos meios de comunicação, pois, esta é uma perspectiva de formação para o século XXI.
Em uma pesquisa realizada em Florianópolis – SC a respeito do uso das tecnologias de informação nas escolas constatou-se que em boa parte das escolas daquele município existem os recursos tecnológicos necessários, mas não há formação adequada aos professores, portanto fica impossível atingir os objetivos que é o uso crítico, criativo, reflexivo e expressivo desses recursos pelos alunos.
Em nosso cotidiano podemos também constatar o mesmo problema encontrado em Florianópolis, mas através de experiências vividas posso afirmar que o uso dos recursos midiáticos, sem dúvida, tornam as aulas bem mais produtivas e interessantes e a aprendizagem acontece de maneira prazerosa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário