Trabalhamos o nome, idade, características físicas
e as diferenças de gêneros com as crianças através de atividades em sala de
aula e também na sala de informática.
Sala de aula:
História do nome:
pedimos para que os pais contassem por escrito a história do nome de cada
aluno;
Escrita do nome;
Roda de conversa;
Desenhos.
Sala de informática: Jogos
no PC, imagem das crianças no paint para que eles brincassem com seus rostos e
vídeo: Gente que tem sobrenome – Toquinho.
2ª Semana:
Após a devolutiva do
texto com a história dos nomes dos alunos, foi realizada uma roda de conversa
onde foi discutida com eles a história de cada nome e em seguida foi
desenvolvida a dinâmica da caixinha com espelho, onde cada um pôde contemplar
sua imagem, este momento foi muito especial, pois pudemos ver claramente no semblante
das crianças o contentamento e felicidade em suas imagens refletidas. Logo após
pedimos a eles que desenhassem seus rostos em papel sulfite.
3ª Semana
Trabalhamos o corpo
humano, suas partes através de desenhos, músicas com gestos, historinhas e jogos no PC.
Enviamos para casa um questionário sobre características físicas e dados
pessoais para ser respondido pelos pais ou com a ajuda deles.
Musicas: Dedos dos
pés, dedos dos pés. (XUXA);
Cabeça, ombro, joelho e pé.
(XUXA).
Formiguinha. (Galinha
Pintadinha)
4ª Semana
Voltamos para sala de
informática onde cada aluno brincou muito à vontade com sua imagem no Paint.
Num outro momento
realizamos uma roda de conversa onde as professoras leram para os alunos os
questionários que trouxeram respondidos, alguns responderam com a ajuda dos
pais, pois já conseguem escrever mediados por um adulto, outros foram
respondidos pelos próprios pais, foi muito interessante porque as crianças
compartilharam entre si as informações trazidas.
Logo após, confeccionamos
um cartaz com o carimbo das mãozinhas dos alunos utilizando tinta guache e
cartolina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário