terça-feira, 23 de outubro de 2012

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO IDENTIDADE


Trabalhamos o nome, idade, características físicas e as diferenças de gêneros com as crianças através de atividades em sala de aula e também na sala de informática.

Sala de aula:
História do nome: pedimos para que os pais contassem por escrito a história do nome de cada aluno;
Escrita do nome;
Roda de conversa;
Desenhos.


Sala de informática: Jogos no PC, imagem das crianças no paint para que eles brincassem com seus rostos e vídeo: Gente que tem sobrenome – Toquinho.
















2ª Semana:

Após a devolutiva do texto com a história dos nomes dos alunos, foi realizada uma roda de conversa onde foi discutida com eles a história de cada nome e em seguida foi desenvolvida a dinâmica da caixinha com espelho, onde cada um pôde contemplar sua imagem, este momento foi muito especial, pois pudemos ver claramente no semblante das crianças o contentamento e felicidade em suas imagens refletidas. Logo após pedimos a eles que desenhassem seus rostos em papel sulfite.








3ª Semana

Trabalhamos o corpo humano, suas partes através de desenhos, músicas com gestos, historinhas e jogos no PC. Enviamos para casa um questionário sobre características físicas e dados pessoais para ser respondido pelos pais ou com a ajuda deles.
Musicas: Dedos dos pés, dedos dos pés. (XUXA);
                Cabeça, ombro, joelho e pé. (XUXA).
                Formiguinha. (Galinha Pintadinha)




















4ª Semana
Voltamos para sala de informática onde cada aluno brincou muito à vontade com sua imagem no Paint.
Num outro momento realizamos uma roda de conversa onde as professoras leram para os alunos os questionários que trouxeram respondidos, alguns responderam com a ajuda dos pais, pois já conseguem escrever mediados por um adulto, outros foram respondidos pelos próprios pais, foi muito interessante porque as crianças compartilharam entre si as informações trazidas.
Logo após, confeccionamos um cartaz com o carimbo das mãozinhas dos alunos utilizando tinta guache e cartolina. 




















PROJETO IDENTIDADE




DADOS:

Escola: E. M. “Prefeito Furtunato Figueira”.
Professoras: Roberta P. Azzolini Rocha e Andressa Machado Roque.
Público alvo: alunos da educação Infantil II Etapa.
Duração da atividade: 4 semanas
Disciplinas envolvidas (Eixos de Trabalho): Linguagem oral e escrita, Movimento, Artes Visuais, Natureza e sociedade, Identidade e Autonomia e Música.
Conteúdos: Pesquisa sobre a história do nome, escritas do nome, partes do corpo, idade, características próprias e do outro, desenho, diversidade, dinâmicas, e música.
Recursos: Humanos, câmera fotográfica e filmadora para o registro das atividades, papel, lápis, cartolina, tinta guache, caixa com espelho, PC e recursos áudio visuais.

JUSTIFICATIVA:
Trabalhar a identidade dos alunos é importante, pois, desenvolve sua a autoestima, ajudando-os a perceberem que tem uma história de vida e que também são seres atuantes no mundo em que vivem. Auxilia o professor a obter informações significativas a respeito dos seus alunos, estabelece vínculos entre a escola e a família, favorecendo e enriquecendo o processo de ensino aprendizagem.

OBJETIVOS:

Objetivo Geral: Criar situações que favorecerão a construção da identidade da criança, como parte do mundo, bem como analisar as diferenças entre elas.
Objetivos Específicos:
·         Conhecer a história de seu nome;
·         Desenvolver a identidade;
·         Desenvolver a imaginação e a criatividade;
·         Construção do eu e do outro;
·         Desenvolver a coordenação motora;
·         Trabalhar as diferenças;
·         Estabelecer relação entre numeral e quantidade;
·         Apropriar-se progressivamente da imagem corporal.

METODOLOGIA:

1º PassoTrabalhar a escrita do nome, idade, características físicas e diferenças de gênero com as crianças. Após, conversar com os alunos e orientá-los para que eles peçam para seus pais contarem por escrito um pouco da história de seu nome, o motivo pelo qual optaram por este nome.  
2º Passo - Na semana seguinte após a devolutiva dos pais, fazer a leitura da história do nome de cada aluno em uma roda de conversa. Ainda na mesma aula aplicar a dinâmica do espelho na caixinha com os mesmos, oportunizando que contemplem suas imagens no fundo da caixa, perguntando o que viram no fundo da mesma? E o que eles acharam a respeito dos que viram? Fazer elogios. Após pedir para que eles façam um desenho da imagem que viram no fundo da caixa, (autorretrato) respeitando as características próprias como tom de pele, cor dos cabelos e olhos.
3º Passo – Trabalhar as partes do corpo através da música, do movimento e do desenho. Numa cartolina carimbar as mãozinhas dos alunos com tinta guache, para que observem suas digitais.
4º Passo – Todo o processo deverá ser registrado através de vídeos e fotos para que no final o professor possa compactá-los em um único registro (vídeo), compondo um álbum, o qual será compartilhado com alunos em uma roda de conversa onde o professor deverá instigar uma discussão sobre as suas diferenças e semelhanças.  

AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado durante todo o processo, considerando o seu interesse, participação e envolvimento na realização das atividades propostas. A avaliação também ocorrerá no que concerne ao comportamento da criança, como: hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos, capacidade de cooperação e aproveitamento do tempo.

REFERÊNCIAS:


Curso elaboração de projetos – eproinfo.

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental.  —  Brasília: MEC/SEF, 1998. Formação Social e Pessoal – Volume II.